Conheça museus do mundo sem sair de casa

By Danilo On 20/08/2020

Os museus seguem fechados devido às medidas de isolamento social, mas isso não significa que não podemos ter acesso à arte mesmo em casa. Com a digitalização de obras e visitas virtuais, temos acesso aos principais museus do Brasil e do mundo diretamente pelos computadores ou celulares! Bora conhecer os melhores passeios culturais online?

Listamos aqui os principais museus internacionais para explorar e aprender muito durante a quarentena.

Google Arts & Culture

O site Google Arts & Culture é um lugar que você pode passar horas conhecendo e sempre irá se surpreender. Reunindo cerca de 80 dos melhores museus do mundo em um só lugar, é possível observar obras de arte em alta definição, assistir à vídeos em 360º e realizar tours virtuais por dentro de pontos turísticos no estilo Street View. Além de site, o Google Arts & Culture também tem aplicativo.

Descubra de acordo com sua preferência: por artista, período histórico, paleta de cores, lugares, movimentos artísticos, figuras históricas e muito mais. Van Gogh Museum (Holanda), MoMA (EUA), Museu de Arte Popular (México) e Palácio de Versalhes (França), Galeria Uffizi (Itália) e muito mais integram o acervo.

British Museum

O principal museu do Reino Unido está disponível no Google Arts & Culture, mas também é possível conhecê-lo em seu próprio site. E vale a pena explorar com calma e em detalhes mais de dois milhões de anos de história por meio de pinturas, esculturas, objetos e muitas outras formas de arte produzidas pela humanidade ao longos das centenas de séculos.

As coleções do site estão divididas em categorias: “Desejo, amor e identidade”, “Morte e memória”, “Américas”, “China”, “África” e “Animais”. São mais de 60 galerias ao todo, além de histórias sobre os colecionadores e suas coleções.

Pinacoteca di Brera

Reunindo as principais obras de arte da história da Itália, a Pinacoteca di Brera conta com um acervo online bem completo. É possível encontrar pinturas digitalizadas dos maiores artistas italianos por lá, como Rafael, Caravaggio, Francesco Hayez, Mantegna e muito mais.

A seção “Hyper Definition” é um dos diferenciais do site, onde são exibidas obras de séculos de existência ampliadas em altíssima definição para que sejam vistos os pequenos detalhes e técnicas dos artistas, mesmo virtualmente.

Louvre

Possivelmente o mais famoso museu do mundo, o Louvre abriga milhares de obras históricas, além do próprio museu ser um monumento. Em seu site, é possível realizar um passeio virtual, conferir detalhes de obras e aprender suas histórias e assistir a concertos.

A Mona Lisa, é claro, ganha uma atenção especial no Louvre virtual. A seção “Mona Lisa Beyond the Glass” apresenta o aplicativo para celulares que revela uma nova forma de conhecer a obra de Leonardo da Vinci. Por meio de realidade virtual, você observa o quadro em 360º e fica por dentro das últimas descobertas sobre a pintura, que é estudada até hoje.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Nova York sempre tem uma descoberta para seus visitantes, seja qual for a idade. É lá que se encontram coleções de gigantescos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos, além de réplicas em tamanho real e bem detalhadas de animais, como a grande baleia azul.

O site destaca ainda a exibição do meteorito Willamette, o maior já encontrado na América do Norte, a famosa estátua Moai de Rapa Nui, da Ilha de Páscoa, e muito mais.

Museu Arqueológico de Atenas

Os principais objetos e obras de arte da Grécia Antiga estão localizados no Museu Arqueológico de Atenas. Com um acervo de cerca de 11 mil itens, desde a Pré-história até a Antiguidade, a visita virtual pode ser considerada uma verdadeira aula sobre a cultura e civilização grega. Esculturas, trabalho em metal e vasos de cerâmica estão entre os destaques do museu online.

Galleria degli Uffizi

O museu de Florença, na Itália, é referência em coleção de obras do período renascentista, destacando trabalhos desde o século 12 ao 18. São centenas de anos históricos para o desenvolvimento da arte na Europa e, consequentemente, no mundo.

Artistas renomados como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Caravaggio, Rembrandt e Botticelli aparecem no acervo da Galleria. O tour virtual permite um passeio em 360º por dentro do museu, aproximando-se das obras e lendo as informações técnicas.

Musei Vaticani

Ao longo dos séculos, os pontífices romanos colecionaram valiosas obras de arte e antiguidades que hoje integram os Museus do Vaticano, fundado há mais de 500 anos.

É lá que está a Capela Sistina, famosa por sua arquitetura e pintura renascentista. O afresco de Michelangelo no teto da capela, uma das maiores obras de arte já feitas pela humanidade, pode ser vista no tour virtual do museu.

Museo del Prado

Representando a Espanha, o Museo del Prado tem históricas obras de artistas espanhóis, franceses, alemães, italianos e belgas. A coleção virtual é bem completa e dividida em categorias como autor, período, estilo, material e conceito, entre outras.

Nomes como Francisco Goya, Diego Velázquez, El Greco, Rembrandt e Hieronymus Bosch estão entre os destaques do museu. Ao escolher uma obra para análise, o visitante pode ampliar os detalhes e ler mais sobre a história por trás da arte.

National Gallery of Art

Localizada em Washington, EUA, a Galeria Nacional de Arte convida seu público a conhecer as exposições virtualmente por meio de vídeos e gravações de áudio. O site é bastante interativo e dispõe de atividades educativas para quem quiser aprender mais sobre história da arte.

Previous

Interaja com seus ídolos em shows intimistas do Tiny Desk Concerts

Next

Curiosidade de Dia dos Pais com Zeca Pagodinho, Daniel, Nando Reis e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top