Os museus seguem fechados devido às medidas de isolamento social, mas isso não significa que não podemos ter acesso à arte mesmo em casa. Com a digitalização de obras e visitas virtuais, temos acesso aos principais museus do Brasil e do mundo diretamente pelos computadores ou celulares! Bora conhecer os melhores passeios culturais online?

Listamos aqui os principais museus internacionais para explorar e aprender muito durante a quarentena.

Google Arts & Culture

O site Google Arts & Culture é um lugar que você pode passar horas conhecendo e sempre irá se surpreender. Reunindo cerca de 80 dos melhores museus do mundo em um só lugar, é possível observar obras de arte em alta definição, assistir à vídeos em 360º e realizar tours virtuais por dentro de pontos turísticos no estilo Street View. Além de site, o Google Arts & Culture também tem aplicativo.

Descubra de acordo com sua preferência: por artista, período histórico, paleta de cores, lugares, movimentos artísticos, figuras históricas e muito mais. Van Gogh Museum (Holanda), MoMA (EUA), Museu de Arte Popular (México) e Palácio de Versalhes (França), Galeria Uffizi (Itália) e muito mais integram o acervo.

British Museum

O principal museu do Reino Unido está disponível no Google Arts & Culture, mas também é possível conhecê-lo em seu próprio site. E vale a pena explorar com calma e em detalhes mais de dois milhões de anos de história por meio de pinturas, esculturas, objetos e muitas outras formas de arte produzidas pela humanidade ao longos das centenas de séculos.

As coleções do site estão divididas em categorias: “Desejo, amor e identidade”, “Morte e memória”, “Américas”, “China”, “África” e “Animais”. São mais de 60 galerias ao todo, além de histórias sobre os colecionadores e suas coleções.

Pinacoteca di Brera

Reunindo as principais obras de arte da história da Itália, a Pinacoteca di Brera conta com um acervo online bem completo. É possível encontrar pinturas digitalizadas dos maiores artistas italianos por lá, como Rafael, Caravaggio, Francesco Hayez, Mantegna e muito mais.

A seção “Hyper Definition” é um dos diferenciais do site, onde são exibidas obras de séculos de existência ampliadas em altíssima definição para que sejam vistos os pequenos detalhes e técnicas dos artistas, mesmo virtualmente.

Louvre

Possivelmente o mais famoso museu do mundo, o Louvre abriga milhares de obras históricas, além do próprio museu ser um monumento. Em seu site, é possível realizar um passeio virtual, conferir detalhes de obras e aprender suas histórias e assistir a concertos.

A Mona Lisa, é claro, ganha uma atenção especial no Louvre virtual. A seção “Mona Lisa Beyond the Glass” apresenta o aplicativo para celulares que revela uma nova forma de conhecer a obra de Leonardo da Vinci. Por meio de realidade virtual, você observa o quadro em 360º e fica por dentro das últimas descobertas sobre a pintura, que é estudada até hoje.

Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Nova York sempre tem uma descoberta para seus visitantes, seja qual for a idade. É lá que se encontram coleções de gigantescos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos, além de réplicas em tamanho real e bem detalhadas de animais, como a grande baleia azul.

O site destaca ainda a exibição do meteorito Willamette, o maior já encontrado na América do Norte, a famosa estátua Moai de Rapa Nui, da Ilha de Páscoa, e muito mais.

Museu Arqueológico de Atenas

Os principais objetos e obras de arte da Grécia Antiga estão localizados no Museu Arqueológico de Atenas. Com um acervo de cerca de 11 mil itens, desde a Pré-história até a Antiguidade, a visita virtual pode ser considerada uma verdadeira aula sobre a cultura e civilização grega. Esculturas, trabalho em metal e vasos de cerâmica estão entre os destaques do museu online.

Galleria degli Uffizi

O museu de Florença, na Itália, é referência em coleção de obras do período renascentista, destacando trabalhos desde o século 12 ao 18. São centenas de anos históricos para o desenvolvimento da arte na Europa e, consequentemente, no mundo.

Artistas renomados como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Caravaggio, Rembrandt e Botticelli aparecem no acervo da Galleria. O tour virtual permite um passeio em 360º por dentro do museu, aproximando-se das obras e lendo as informações técnicas.

Musei Vaticani

Ao longo dos séculos, os pontífices romanos colecionaram valiosas obras de arte e antiguidades que hoje integram os Museus do Vaticano, fundado há mais de 500 anos.

É lá que está a Capela Sistina, famosa por sua arquitetura e pintura renascentista. O afresco de Michelangelo no teto da capela, uma das maiores obras de arte já feitas pela humanidade, pode ser vista no tour virtual do museu.

Museo del Prado

Representando a Espanha, o Museo del Prado tem históricas obras de artistas espanhóis, franceses, alemães, italianos e belgas. A coleção virtual é bem completa e dividida em categorias como autor, período, estilo, material e conceito, entre outras.

Nomes como Francisco Goya, Diego Velázquez, El Greco, Rembrandt e Hieronymus Bosch estão entre os destaques do museu. Ao escolher uma obra para análise, o visitante pode ampliar os detalhes e ler mais sobre a história por trás da arte.

National Gallery of Art

Localizada em Washington, EUA, a Galeria Nacional de Arte convida seu público a conhecer as exposições virtualmente por meio de vídeos e gravações de áudio. O site é bastante interativo e dispõe de atividades educativas para quem quiser aprender mais sobre história da arte.