Os shows ao vivo e os grandes festivais tiveram que parar de rolar por um tempo, mas eles vão voltar! Enquanto isso, o público pode matar um pouco da saudade de seus artistas preferidos com as diversas lives que dominaram o cenário virtual nos tempos de isolamento.

Vem com a gente e confira os melhores sites e plataformas para encontrar apresentações ao vivo e shows gravados.

Showlivre Play

O canal de streaming da Showlivre Play foi lançado durante a pandemia do coronavírus, levando todo o foco para shows ao vivo diretamente da casa dos artistas. Já passaram por lá nomes como Chico César, Braza, Autoramas, BNegão e mais nomes da música brasileira. Se você perdeu alguma transmissão ou quiser assistir novamente, o site disponibiliza shows gravados.

O diferencial da plataforma está no apoio financeiro: é possível comprar ingressos de R$ 10 ou R$ 20, sendo que 50% é destinado aos músicos e o resto vai para o Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil. Quem não puder contribuir também pode assistir, basta adquirir o ingresso gratuito no site.

Sesc Ao Vivo

Referência em cultura por diversas cidades do Brasil, as unidades Sesc têm rica programação cultural anualmente. No entanto, no cenário atual, os shows acontecem somente no YouTube do Sesc São Paulo. As lives acontecem todos os dias às 19h, sempre com os artistas se apresentando em casa e em segurança. Fique de olho no Instagram @sescaovivo para acompanhar o anúncio dos próximos shows.

Sala de Casa

Com uma das programações musicais mais ricas de São Paulo, a Casa Natura Musical fechou as portas temporariamente com diversos shows na agenda que tiveram que ser adiados. Mas a música continua, pelo menos virtualmente no projeto Sala de Casa. Semanalmente, artistas são convidados para se apresentar de sexta a domingo na página do Instagram da Casa Natura Musical. Fique de olho nas publicações atualizadas com os próximos shows.

Cultura Em Casa

A plataforma oficial de streaming da Secretaria de Cultura de São Paulo já estava nos planos do Governo, mas o projeto foi antecipado para oferecer ótimos conteúdos para quem está em casa na quarentena. Você encontra vídeos com apresentações de dança, espetáculos musicais, concertos da OSESP e da Jazz Sinfônica, entre outras orquestras, aulas e palestras, além de lives diárias com grandes nomes da música brasileira. Tudo isso de graça no site culturaemcasa.com.br.

Biscoito Fino

A gravadora Biscoito Fino tem shows antigos divulgados semanalmente em seu canal no YouTube. Tem apresentações históricas e na íntegra de Chico Buarque, Alcione, Gal Costa, Maria Bethânia com Zeca Pagodinho, Hamilton de Holanda e muitos outros.

Festival Up!

Uma das iniciativas mais legais da quarentena, o Festival Up! busca conectar artistas independentes de todo o Brasil ao público que está sentindo falta de mais entretenimento na rotina. O site www.festivalup.org é atualizado diariamente com conteúdo autoral nas áreas de música, teatro, humor, dança e literatura feito por quem está em casa.

Se você é artista e deseja participar pode se inscrever na categoria desejada. Após uma avaliação da curadoria do festival, o artista pode ganhar remuneração caso o vídeo seja aceito. O Festival Up! foi lançado no dia 19 de abril e fica no ar até o dia 12 de julho.

The Cloud Bar

Dedicado a proporcionar aos seus seguidores mais do que live shows, o The Cloud Bar foi criado por artistas, músicos, produtores e bartenders para levar uma nova experiência de convívio virtual. A programação diária conta com DJ sets, bate-papos, arte e apoio a quem mais está sofrendo com a pandemia do coronavírus.

O rolê “100% na nuvem” anima as noites de quarentena com grandes nomes da cena – já passaram por lá Marcelo D2, Rael, Bhaskar, Djonga, DJ Nuts e muito mais. Fique ligado na página e acompanhe as novidades!

Columbia Records

A gravadora Columbia Records anuncia semanalmente em sua página no Instagram lives para animar o fim de semana de seus seguidores. Artistas como John Mayer e Diplo aparecem frequentemente no calendário. Siga a página para ficar sabendo dos próximos shows assim que forem divulgados!

Cultura Live

Durante a quarentena, o programa musical Cultura Livre apresenta sua própria série de lives! Os shows acontecem toda sexta-feira, a partir das 17h, na página do Instagram do programa, com apresentação de Roberta Martinelli. Além de boa música ao vivo, o Cultura Live tem bate-papo com o artista convidado da semana.

Festival DoSol

Todo dia às 18h um novo artista independente brasileiro é convidado do Fesitval DoSol. As lives acontecem no próprio Instagram do festival e sessões especiais produzidas pelos artistas são divulgadas no canal do YouTube. É uma boa opção para conhecer novas sonoridades e apoiar o trabalho de ótimos músicos durante a quarentena!

O Festival DoSol tem programação até o dia 10 de junho. Plutão Já Foi Planeta e Luísa e os Alquimistas são alguns dos nomes confirmados no line-up.