“Vem cá, meu filho, ensina a mãe a fazer o vídeo passar na TV”. Você com certeza já escutou alguma variação dessa frase, né? 

Se você está na casa da sua mãe quando ela faz esse pedido, é mais fácil porque você mesmo pode fazer isso. Mas, se você está longe e o pedido vem pelo whatsapp, você vai precisar de um pouco mais de paciência e didática para ensinar o passo a passo. 

Para te ajudar nessa missão, o VidaLive preparou o guia definitivo para você sair esbanjando conhecimento para a família e os amigos na hora de conectar o Youtube na televisão.

Smart TV

Primeiro, você precisa saber qual tipo de televisão tem em casa. As televisões inteligentes (Smart TVs) oferecem acesso à internet e, assim como os smartphones, permitem baixar aplicativos, fazer vídeo chamadas e ter acesso a serviços de streaming de música (como o Youtube) e filmes (como a Netflix). Por isso, se você tem uma Smart TV, basta localizar no controle remoto o botão de acesso aos aplicativos (que te levará a uma tela similar à da imagem acima), acessar o ícone do Youtube e correr pro abraço!

Normalmente, o botão que dá acesso a essa tela é nomeado de “Smart”. Em alguns modelos mais recentes, alguns controles vêm até com os botões “Netflix” e “Youtube” que levam diretamente a cada aplicativo. 

Ainda na Smart TV, é possível espelhar a tela do celular na televisão. Se a sua TV e o seu smartphone forem compatíveis com o Miracast – padrão de transmissão de áudio e vídeo sem fio -, você verá o ícone de transmissão dentro dos aplicativos compatíveis, como é o caso do Youtube e da Netflix. Basta clicar no ícone e selecionar a sua TV na lista de aparelhos disponíveis para a imagem ser espelhada.

Chromecast

Mesmo se a sua TV não for Smart, há outras formas muito práticas para assistir vídeos e lives do Youtube na televisão. O Chromecast é uma dessas possibilidades. Ele é um aparelho pequeno, parecido com um pen drive, que pode ser encaixado na sua televisão para assistir filmes e séries e ouvir músicas diretamente do seu celular, tablet ou notebook. 

  • Encaixe o chromecast na entrada HDMI da televisão;
  • Certifique-se que seu celular/tablet está conectado à mesma rede Wi-Fi que pretende utilizar na televisão;
  • Faça o download do aplicativo Google Home no celular/tablet;
  • Encontre o card do seu dispositivo no Google Home;
  • Confirme a conta do Google que você quer vincular ao chromecast;
  • Confirme o código que identifica a TV no aplicativo do seu celular/tablet

Depois de conectado, basta acessar qualquer aplicativo pelo celular/tablet que seja compatível com o Chromecast, como Netflix e Youtube, para transmitir os vídeos para a televisão. O botão é o “transmitir” (retângulo com sinal de Wi-Fi na base). Dessa forma, o seu smartphone ou tablet passa a funcionar como uma espécie de controle remoto.

Cabo HDMI

O cabo HDMI é outra boa maneira de conectar o notebook à televisão para assistir aos vídeos do Youtube se a sua TV não é Smart. Basta comprar um cabo HDMI, conectar uma ponta na entrada da televisão e a outra no seu computador. Assim, a tela do seu notebook passa para a televisão e basta acessar os sites nos quais você pretende assistir vídeos e dar o play. 

Agora você nunca mais vai se atrasar para as lives por questões técnicas e nem vai tomar bronca da mãe por não saber explicar direitinho! Aproveita e dá uma olhada nas melhores lives de hoje pra escolher qual você vai curtir pela tela da sua TV.